segunda-feira, 12 de março de 2012

Jesus, Salvador e Senhor da Família


(Lucas 19:9) - E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Introdução
Cada vez mais, as famílias precisam conscientizar-se de que a solução para todos os problemas e males que afligem os lares, está em Jesus Cristo. Ele é o presente dado por Deus, o Pai. (Jo. 3.16) Queremos nesta lição argumentar e exemplificar que Jesus é e sempre será o Salvador e Senhor das famílias.
I – ARGUMENTAÇÃO BÍBLICA
1. No Antigo Testamento
Ø  A queda de Adão e Eva trouxe conseqüências drásticas para todas as famílias da terra, pois está escrito: Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram (Rm 5.12).
Ø  Quando Deus destruiu o mundo com as águas do dilúvio, providenciou a arca (uma figura de Cristo) para a família inteira. (Gênesis 7:1- DEPOIS disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração; (Hebreus 11:7- Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.)
Ø  No Egito Deus resgatou o seu povo e para isto ordenou que fosse imolado um cordeiro (outro tipo de Jesus Cristo). A ordem expressa foi: Um cordeiro para cada família”. (Êx 12.3)
Veremos apenas cinco exemplos:
1. Um lar em busca de direção (Atos 10:24-26) - E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos.
 E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se  seus pés o adorou. (Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.)
Cornélio era um centurião romano, que orou incessantemente, pedindo a Deus a direção para a sua vida e para os seus familiares (At 10.1,2). Foi ouvido quanto ao que pedia, deixando para nós hoje, um maravilhoso exemplo:
a) Cornélio estava atento para ouvir a Palavra do Senhor
(At. 10.33). A receptividade à voz de Deus é o princípio para a entrada da felicidade em nossos lares;
b) Sem receio entregou o seu lar à descoberta da verdade de Deus (At. 10.24);
c) Não teve receio de firmar compromisso com Deus para si e para todo o seu lar.
2. Um lar em busca de solução (Lc. 8.40-42; 49-56)
Nossos lares constantemente passam por situações difíceis. Algumas vezes são problemas insolúveis, ai então precisou fazer como Jairo: Decidiu buscar em Jesus a solução para o seu
Problema, e ficou confiando em Jesus até recebê-la.
3. Um lar em busca de libertação (At. 16.30-34)
Para que o nosso lar seja de fato cristão e para que Cristo exemplos do carcereiro:
a) Espiritualmente falando, o carcereiro estava tão preso quanto os encarcerados que ouviam Paulo e Silas. Ele e a sua família precisavam de libertação, por isso creu no Senhor Jesus
e foram salvos (At. 16.31). Somente quando o evangelho entrou naquele lar é que a alegria chegou. (At. 16.33,34)
4. Um lar em busca de salvação (Lc. 19.5,9)
A riqueza sem Jesus não traz felicidade completa. Zaqueu a despeito de seu bem sucedido “negócio”, era infeliz com todo o seu lar. A sua história mudou quando Jesus entrou na sua casa e
Proporcionou salvação para si e para a sua família.
5. Um lar com as portas abertas para Jesus (At. 16.13-15)
Lídia encontrou algo de grande valor, e a sua primeira providência foi levar o achado para a sua família. Abriu o coração para a Palavra de Deus e permitiu que toda a sua casa fosse batizada.
O que é que você tem levado para dentro do seu lar para oferecer a sua família? Lídia levou Jesus, façamos o mesmo.
Se você quer experimentar Jesus mudar o seu lar, abra-se
Para Ele, sem medo, ouça o que Ele tem para lhe dizer, siga os
Seus conselhos (At. 10.36,43).